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quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

VALORES E RESPONSABILIDADES DA TERCEIRIZAÇÃO

Ola
Hoje escrevo sobre um problema que ocorre com as empresas de Facilities do mercado. Pego como exemplo, a rescisão de contrato da empresa de recolhimento de lixo de Porto Alegre. E, também, não falo em negociações com empresas de médio porte, apenas com as de grande porte. O  mercado de terceirização se encontra em uma explosão de consumo por parte das empresas. Todas já notaram que, se liberarem seus negócios apenas para seu core business, terão mais tempo e menos gastos com administração própria e, com certeza, muito menos incomodação diária. Agora o problema: “Não adianta fingir que pagam um serviço,  e quem executa  fingir que faz o trabalho com excelência.” Os preços, alem de regulados pelo mercado, possuem todas as suas margens de segurança. Excesso de troca de funcionários, férias, faltas, etc. Alem do mais, quem redige um pedido de serviços necessita o mínimo de entendimento do que pode ser factível ou não de execução. Todo e qualquer serviço solicitado recorre em um custo que, muitas vezes, apenas para ganhar um contrato (e nem falo em bom contrato), não poderá ser absorvido pela terceirizada, acontecendo uma quebra de contrato. Outro item a ser comentado é a fuga das empresas de seus contratos. A tomadora precisa saber que, independente de colocar no contrato que se exime de possíveis ações trabalhistas, é sim, arrolada em eventuais ações, principalmente, por falência. Mais um item a ser comentado é o custo. Quem disse que terceirizar é mais caro? Se falarem isso, estão errados. Terceirizar, com certeza, trará mais competência, mais agilidade e muito mais economia.  Não existe falta, não existe tempo ocioso, não existe administração de vários funcionários. Existe apenas a cobrança do que foi contratado. Nada mais. Portanto, não queiram excelência, pagando alguém para passar vassoura com pano no piso. Mais uma dica: “Se não possuem alguém que entenda, contrate alguém, apenas para assessorar na confecção da tomada de preços.” Muitas vezes, a chegada de uma tomada de preços se torna, até, motivo de chacota pela grande quantidade de absurdos solicitados. Sem a mínima quantificação do que isso pode acarretar de custo final. Estejam preparados para arcar com os custos do que pedem. Em serviços, nada é de graça. Tudo é pago, até porque existe um funcionário que precisa receber pelo que faz.
Ate mais.

Um comentário:

  1. Luis,boa tarde.
    Concordo plenamente com seu post, hoje em dia temos as contratantes que exigem un serviço de qualidade por um preço infimo e as contratadas que as vezes por causa do nome da contratante acreditam que na carona vão vender mais contratos oferecem um serviço que depois não conseguem cumprir, não conseguem contratar funcionarios qualificados, não conseguem comprar nem ferramentas, o que deveria ser uma parceria acarreta desgastes inecessarios que podia ter sido evitada no estudo critico da tomada de preços e numa apurada caracterização do predio , industria etc não da para negociar um contrato importante sem conhecer do assunto que se esta negociando ou apostando no nome da contratante.

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