Instagram

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

EXECUTIVO CERTO NO "MEIO" CERTO

Ola
Hoje escrevo sobre um assunto que sempre me incomodou bastante. Sera que o executivo que esta sendo contratado pela sua empresa é o executivo certo? Será que ele obterá os mesmos resultados que tinha na empresa anterior? Se a sua empresa for do mesmo ramo, com os mesmos critérios, avaliações e sistemas, provavelmente, sim. Mas, será isso uma realidade? Talvez. Sempre buscamos executivos, alto escalão de empresa ou mesmo gerencia e supervisão, por resultados obtidos em suas carreiras. As empresas de hunter também avaliam, inicialmente, por esse critério. Mas existe um ponto que sempre esquecem. Com qual staf  esse executivo ira trabalhar? Quais os critérios que os subordinados exigem para trabalhar mais, melhor e conjugados com o novo gestor? Uma empresa não se faz, apenas, com executivos e mandantes. Quem faz a empresa são, exatamente, os subordinados. Eles é que ditam as regras de postura do executivo. Executivo centralizador, sera renegado. Executivo mandão, sera execrado. Se não fosse isso, porque a dança de cadeiras nesses cargos? Ser um excelente gestor independe da faculdade que fez, do MBA que carrega ou do resultado que obtém nas empresas. Os níveis de meritocracia existentes no mercado para alto escalão, hoje em dia cada vez mais altos e mesmo sendo a longo prazo, podem transformar a execução de projetos em derrota geral, se esse executivo vir de uma cultura diferente (e não falo da cultura da empresa e sim, da cultura dos funcionários).
Antes, ser um executivo, vinha do tempo e conhecimento de empresa. Hoje, tem que vir de conhecimento de pessoas. Se não conhecer as pessoas que trabalham junto à ele, não sera bem recompensado com sua dedicação. Funcionários tem que acreditar, aceitar, se envolver e admirar seu gestor. Se fizerem isso, não importa o meio que vieram, nem o ramo do negocio anterior. Sempre, e repito, sempre serão bem aceitos e terão os melhores resultados da equipe.
HUNTERS. Antes de contratar um executivo, perguntem ao staf que ele ira gerir qual o tipo de liderança que preferem. Garanto que serão muito mais eficientes na contratação.
Ate mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário